quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Linguagens Corporais em Arteterapia



TEATROTERAPIA com Patrícia Barreto

IMPRESSÕES A PARTIR DE VIVÊNCIAS ARTETERAPÊUTICAS

Infância

A partir da vivência expressão individual de uma cena da infância, recordei das minhas brincadeiras de menina, pois quando criança eu adorava subir em árvores!








Foram despertadas memórias entre elas a que sempre quis voar, pular de um predio onde morava para ver como seria e se eu conseguiria voar,ainda bem que não tentei...


 A historia escolhida para ser encenada surgiu a partir da recordação de uma pessoa do grupo que quando criança pegou os tecidos e  as rendas de sua tia e cortou todas,é muito interessante essas experiências pois começam a surgir imagens de nossa infância que estavam quardadas e até esquecidas .



 

 Quando criança me pendurei em uma janela no 1°andar de minha casa, pois minhas amiguinhas duvidaram que eu tinha coragem de pular  ,em baixo desta janela havia um banco de pedras e o acidente poderia ter sido feio,mas um tio passou na hora e me segurou evitando a queda acabei levando a maior  bronca,mas me sentir de peito lavado ...


 
Até hoje continua a vontade de pular de asa delta ainda vou realizar esse sonho
Vida Adulta

Sete Pecados - VAIDADE

 
 A vivência despertou em mim a possibilidade de expor e analisar a minha dificuldade, na vida adulta, em não aceitar meu corpo se transformando..






Quando criança sempre me sentia magra demais,querendo sempre engordar, enquanto hoje a eterna luta de manter o peso ai! que saudade...
      


                               "ATÉ  CORTAR OS PRÓPRIOS DEFEITOS PODE SER PERIGOSO,NUNCA SE SABE QUAL É O DEFEITO QUE SUSTENTA NOSSO EDIFICIO INTEIRO" Clarice Lispector



 LINGUAGEM CORPORAL com Cristina Lopes



Ensaboando com o sacão de  bolinhas de isopor

A experiência com o sacão de bolinhas de isopor passando em todo corpo é muito relaxante a principio meio esquisito mas depois quando se entra no clima é prazeroso, sentir o calor do movimento do outro "ensaboando"  e quando o sacão esta cobrindo as costas é uma sensação boa de aconchego e segurança.


Diálogo das mãos



Mão direita de cada um da dupla  ligadas por um elástico,


"Quem são elas as mãos?
instrumentos do corpo
quem levam adornos
pegam coisas,relizam tarefas
que salvam vidas,que trazem vidas..."
Mitsuko"

                                 conversa silênciosa das mãos


Mãos que trabalho
Mãos que alimentam meu espirito
Mãos que preciso ...










Mãos que estam  dormentes se fechando me atrapalhando

                         






Mãos que conduzem energia,
energia que esta faltando...




POR QUE ?????













Estruturação do self



o que sera?


Até passar por todo o processo a duvida permanece depois de colocado os objetos  em algumas partes do corpo e coberto com o lençol vem a sensação de tranquilidade,mas a medida que os objetos foram retirados surgiu uma sensação estranha como se fosse" um calor puxando um pedaço de mim,não não leva,não arranca,deixa aqui comigo".No final estava muito cansada e sem energia para nada.






Mania por caixas desde pequena 
                                                  

Hoje em dia adoro pinta-las


Sò que agora quero abri-las e descobrir o que tem dentro



Tudo que vem acontecendo comigo com todos esses processos tem sido muito enriquecedor ,as dúvidas o calor as sensações tem mexido muito comigo e levado a grandes reflexões,reflexões essas me vem ajundando muito no meu processo terapêutico.



Canta canta passarinho

Geraldo azevedo/Carlos Fernando
 
Canta, canta passarinho, canta, canta miudinho
Na palma da minha mão
Quero ver você voando, quero ouvir você cantando
Quero paz no coração
Quero ver você voando, quero ouvir você cantando
Na palma da minha mão

Na palma da minha mão tem os dedos tem as linhas
Que olhar cigano caminha procurando alcançar
A nau perdida, o trem que chega, a nova dança
Mata verde esperança, em suas tranças vou voar

Passarin...in...nho eu vou voar
(repete refrão)
Quero paz no coração
Meu alegre coração é triste como um camelo
É frágil que nem brinquedo, é forte como um leão
É todo zelo, é todo amor, é desmantelo
É querubim, é cão de fogo, é Jesus Cristo, é Lampião

Passarin...in...nho eu vou voar
Passarin...in...nho eu vou voar
Passarin...in...nho eu vou voar

Nenhum comentário:

Postar um comentário